Do meu canto

Do meu canto irei opinar, comentar, desabafar, laurear, destacar ou... simplesmente escrever. Este blog servirá para fazer chegar ao Mundo a minha voz, vinda do meu canto. É um blog de mim, para mim e para outros...

A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal

segunda-feira, março 13, 2006

Livros novos vs. livros “velhos”

Arrumado e limpinho como sou é claro que sempre adorei os livros imaculados. Nunca consegui sequer sublinhar um livro, evitei dobrar as páginas e criar vincos nas lombadas, enfim sempre deixei os livros como novos e sempre esperei isso dos outros. Não ia muito na coisa de ler livros em mau estado.
No entanto, recentemente, eu e a M. comprámos livros usados no Ebay e ganhei um gostinho especial pelos livros “velhos”. Atenção que faço a distinção entre um livro que me chega às mãos em pior estado por descuido e um que chega assim por “velhice”. Dos primeiros não gosto, dos outros adoro. Gosto de saber, de ver, que um livro que estou a ler foi lido por outros, que também “tocou” a vida de outras pessoas e pergunto-me que impacto é que terá tido nelas. Será que elas também gostaram? Quem seriam e porque escolheram este livro?...

Um livro é sempre mais que apenas um conjunto de palavras em papel, tanto mais...